segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Filhote no Tucupí

01 quilo de filhote
05 cebolas médias
05 tomates
05 pimentões médios
04 batatas médias
04 ovos
08 dentes de alho
03 pimentas de cheiro
05 limões
A gosto: temperos verdes (cebolinha, cheiro verde, salsa, alfavaca e chicória), azeite, sal e farinha d’água

Corte o peixe em 4 partes, lave-os em água corrente e 1 limão. Faça um “vinha-d’alho” com o sumo de 4 limões, alho picado, sal a gosto, 1/2 copo de água; envolva as postas do peixe e deixe descançar por aproximadamente 3 horas.
Em um caldeirão, colocar para ferver, por aproximadamente 10 a 15 minutos 5 litros de água com 1 cebola, tomate, 1 pimentão picados, a cebolinha, o cheiro verde, a salsa, a alfavaca, a chicória, as 3 pimentas de cheiro, 4 dentes de alho picados, um fio de azeite e sal à gosto.
Quando tudo estiver fervido, separar em uma panela 2 litros da fervura e pôr para cozinhar o restante das cebolas, dos tomates, dos pimentões, dos alhos e as batatas.
Conforme foram ficando cozidos, retire um a um e reserve.
Deixe esfriar todo o caldo do cozimento.
Em uma panela, à parte, cozinhar os ovos até ficarem duros, descascá-los e reservar.
Volte para o caldeirão o caldo já frio, as postas de peixe e levante fervura deixe cozinhar as postas de peixe por 3 a 5 minutos. Após o peixe estar cozido, separar 1 litros do caldo para fazer o pirão.

Pirão
Em uma panela, ferver o caldo e acrescentar aos poucos a farinha d’água mexendo sempre, para não embolar, até formar um pirão de consistência não muito mole.

Como servir:
Em um prato de sopa, colocar as postas do peixe cozido, as cebolas, os tomates, os pimentões, os alhos, as batatas e os ovos, recobrindo com a caldeirada bem quente.
Em uma travessa, à parte, colocar o pirão escaldado enfeitando-o com raminhos de salsa.

Nenhum comentário:

GASTRONÔMIA ARGENTINA

As imagens falam por sí só! Riquíssimo e com preço justo.