quarta-feira, 3 de junho de 2015

Filé Mignon Grelhado com Risoto de Funghi Secchi

INGREDIENTES Mignon Grelhado ao molho do chef do Raphael MIGNON GRELHADO Ingredientes - 5 medalhões de filé mignon (com 200g cada) temperados com sal e pimenta do reino a gosto - azeite a gosto RISOTO Ingredientes - 2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 1,2 litro de água fervente - 300g de funghi secchi - 2 colheres (sopa) de azeite - 3 cebolas picadas - 2 dentes alho amassados - 1kg de arroz arbóreo - 100g de champignon - 2 litros de creme de leite fresco - sal e pimenta do reino a gosto - 200g de queijo parmesão ralado MOLHO DO CHEF Ingredientes - 1 vidro de mostarda (250g) - 100g de alcaparras - 100g de champignon - 1 vidro de molho inglês (150ml) - azeite a gosto - salsa crespa para decorar MIX DE FOLHAS Ingredientes - 1 pé de alface roxa - 1 pé de alface americana - 1 maço de rúcula - azeite, sal e pimenta-do-reino - 50g de pimenta biquinho MODO DE PREPARO MEDALHÃO Numa frigideira com azeite grelhe 5 medalhões de filé mignon temperados com sal e pimenta do reino a gosto. Retire do fogo e sirva em seguida. MOLHO DO CHEF Num liquidificador, coloque 1 vidro de mostarda, 100g de alcaparras, 100g de champignon, 1 vidro de molho inglês, azeite a gosto e bata até obter uma mistura. Desligue o liquidificador e utilize em seguida decorando com salsa crespa. RISOTO 1 - Numa tigela coloque 2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 1,2 litro de água fervente, o funghi secchi e deixe hidratar por +/- 30 minutos. Transfira o funghi para uma peneira. Reserve o caldo e o funghi. 2 - Com uma faca corte o funghi em pedaços pequenos. Coloque metade do funghi picado com metade do caldo (reservado acima) num liquidificador e bata até ficar homogêneo. Misture com a outra parte do funghi picado e o restante do caldo. Reserve. 3 - Refogue em 2 colheres (sopa) de azeite, 3 cebolas picadas, 2 dentes alho amassados. Adicione 1 kg de arroz arbóreo e misture bem. Junte, aos poucos, o caldo do funghi (reservado acima) até o arroz ficar cozido. Acrescente 100g de champignon, 2 litros de creme de leite fresco, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e misture. Em pratos de servir coloque uma porção de risoto, salpique queijo parmesão ralado e sirva em seguida com mignon grelhado com molho do chef e o mix de folhas. MIX DE FOLHAS Numa tigela, coloque as folhas de 1 pé de alface roxa, de 1 pé de alface americana, de 1 maço de rúcula tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino. Decore com 50g de pimenta biquinho e sirva em seguida.

Lagosta da Paixão

Ingredientes: 01 quilo de batatas cozidas e espremidas 01 quilo de postas de lagosta ( pode ser substituída por tirinhas de peito de frango) 01 limão 02 cxs de creme de leite 01 copo de requeijão 02 pacotes de queijo ralado 04 colheres de maizena 01 litro de leite 500 gramas de mussarela 01 latinha de azeite extra virgem 1/2 maço de cheiro verde picadinho 1/2 maço de salsinha picadinha 02 tomates picadinhos sem sementes 02 cebolas em rodelas finas 01 pimentão 01 vidro de azeitonas pretas sem caroço alho a gosto folhas de manjericão a gosto 02 tabletes de caldo de legumes Afervente por 10 minutos a massa da lagosta com uma banda do limão, escorra e reserve. Faça um purê de batatas com o 01 lata creme de leite e 01 pitada de sal. Tempere a lagosta (ou o frango) com a outra banda do limão,cheiro verde,salsinha,tomates, cebolas,alho,pimentão,folhas de manjericão,azeitonas pretas. Refogue tudo no azeite extra virgem. A parte dissolva os 02 tabletes de caldo de legumes e misture. Deixe refogando até dar o ponto na lagosta. Prove o sal e se necessário acrescente. Faça um creme branco com o litro de leite, as 4 colheres de maizena ( dissolva a maizena antes de levar a panela ao fogo). Leve ao forno até engrossar. Desligue e acrescente 01 pacote de queijo ralado, 01 lata de creme de leite,01 copo de requeijão , sempre misturando. Montagem: Em um pirex fundo e grande: 01- coloque o purê 02- cubra com metade da mussarela 03- lagosta ( ou frango) 04- mussarela 05- creme branco 06- Polvilhar o queijo ralado restante. 07- Leve em forno pré aquecido até dourar, sirva com arroz branco.

Filhote ao creme de Jambú e Tucupi

Filhote ao creme de jambú e tucupi (para 4 pessoas) Ingredientes Para o creme de tucupi: Molho Branco*; 100g de jambu cozido; 100ml de tucupi previamente fervido; Prepare o creme misturando jambu com tucupi e molho branco. A mistura atinge o ponto ideal depois de cinco minutos cozinhando na panela bem quente. Reserve. Para o filé de Filhote: 04 porções de filé de filhote (cerca de 200-300g cada posta); Ingredientes para marinada à gosto (suco de limão, sal, cebola ralada e cheiro verde); Óleo para fritar; Misture os ingredientes da marinada e deixe o peixe tomando gosto por pelo menos 15 minutos. Aqueça uma chapa ou frigideira, junte um pouco de óleo e frite os filés até eles ficarem dourados. Reserve. Para o Arroz de Jambu: 50g de jambu cozido; 300g de arroz cru (prepare normalmente o arroz, cozinhando com água e sal; depois de cozida, esse volume de arroz vai aumentar); Creme de tucupi; Misture o jambu picado com 2/3 do creme de tucupi. Acrescente o arroz branco já cozido. Hora da montagem: ao lado do peixe, sirva uma bela porção de arroz. Espalhe o creme por cima, e está pronta mais uma delícia. *Dica: Molho Branco O molho branco usado nesta receita nada mais é que o bom e velho molho “bechamel”, base de muitas preparações culinárias. Use a receita de molho bechamel que mais apreciar. Aqui vai uma opção de molho branco: 100g de margarina; 1l de creme de leite; 300g de farinha de trigo; Derreta a margarina, acrescente o trigo, cozinhe um minuto e vá misturando aos poucos o leite. Continue mexendo em fogo baixo até obter uma consistência cremosa e uniforme. Agradecimentos: Restaurante Treviso / Chefe Raimundo Oliveira

GASTRONÔMIA ARGENTINA

As imagens falam por sí só! Riquíssimo e com preço justo.