sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Rigattone á Carbonara

RIGATTONE À CARBONARA COM CEBOLA CARAMELADA
do chef Paulo Barros

INGREDIENTES:
150 g de manteiga
2 cebolas cortadas a juliana bem fininha
150 g de pancetta cortada em cubos pequenos(pode substituir por bacon)
400 g de rigattone
6 gemas
100 g de queijo parmesão
2 colheres (sopa) da água do cozimento da massa
pimenta-do-reino moída na hora e sal a gosto

MODO DE PREPARO:
1º - Numa frigideira em fogo médio derreta metade da manteiga e coloque metade da cebola cortada em juliana bem fininha. Abaixe o fogo e deixe a cebola caramelizar por 40 minutos. Reserve.

2º - Numa outra frigideira, coloque o restante da manteiga e a pancetta cortada em cubos pequenos. Deixe dourar por +/- 4 minutos. Retire a pancetta e reserve a gordura restante na frigideira.

3º - Numa panela com bastante água e sal cozinhe o rigattone por +/- 8 minutos, até ficar al dente. Transfira a massa cozida para a frigideira com a gordura da pancetta e volte e frigideira para o fogo. Acrescente a cebola e vá mexendo a frigideira até o rigattone absorver bem os ingredientes.

4º - Retire a frigideira do fogo, junte 6 gemas inteiras e mexa com uma colher. Acrescente o queijo parmesão ralado e volte a frigideira rapidamente ao fogo baixo, mexendo sempre, por um minuto, sem deixar ferver. Acrescente 2 colheres (sopa) da água do cozimento da massa, tempere com pimenta-do-reino moída na hora e sal a gosto e sirva em seguida.

RENDIMENTO: 4 porções
Veja outras receitas do Super Chef.

Nenhum comentário:

GASTRONÔMIA ARGENTINA

As imagens falam por sí só! Riquíssimo e com preço justo.