quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Casquinha de Siri

Ingredientes
600 g de carne de siri pura, congelada
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
140 g de manteiga
1 1/2 cebola média ralada
3 tomates grandes sem pele e sem sementes picados
60 ml de leite de coco
1 pimenta dedo-de-moça picada
1 colher (sopa) de extrato de tomate
3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Sal
1 xícara de farinha de rosca (aproximadamente, para engrossar)

Para a farofa de manteiga

2 colheres (sopa) de manteiga
1 1/2 xícara de farinha de mandioca torrada
Sal


Modo de preparar

Descongele a carne de siri, mas conserve junto o caldinho que formar. Tempere com o suco de limão e a pimenta-do-reino. Deixe descansar por trinta minutos. Numa panela, aqueça a manteiga em fogo baixo e doure levemente a cebola. Acrescente a carne de siri e os tomates. Cozinhe, mexendo sempre, até os tomates se desmancharem. Junte o leite de coco, a pimenta dedo-de-moça (se quiser, coloque mais pimenta, a gosto), o extrato de tomate, o cheiro-verde e sal a gosto. Chuvisque a farinha de rosca aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Talvez não seja necessária toda a farinha, pois o refogado deve ficar cremoso, e não muito grosso. Misture e cozinhe para incorporar os ingredientes. Tire do fogo, distribua o refogado entre dez conchas grandes de vieira e reserve.

Farofa de manteiga e finalização
Numa panela, derreta a manteiga em fogo baixo. Acrescente a farinha de mandioca torrada e vá mexendo até ficar dourada. Salpique sal a gosto e desligue o fogo. Espalhe a farofa sobre as casquinhas e sirva imediatamente.

Coxinha da FRango com Catupiry

Ingredientes

Massa
900 ml de água filtrada
1/4 de xícara de óleo de soja
6 cubos (cerca de 60 g) de caldo de galinha
650 g de farinha de trigo especial

Recheio e acabamento
900 g de peito de frango cozido e finamente picado
1 cebola pequena bem picada
1/4 de xícara de salsinha bem picada
Sal e pimenta-do-reino
900 g de requeijão cremoso (catupiry)
500 g de farinha de rosca (para empanar)
1 l de óleo (ou mais, se necessário, para fritar)

Modo de preparar

Massa

Numa panela grande, coloque a água junto com o óleo de soja e o caldo de galinha e leve ao fogo. Assim que ferver, sem desligar o fogo, vá colocando aos poucos a farinha de trigo peneirada, continuando a mexer até que a massa se solte do fundo da panela e esteja suficientemente cozida e lisa (cerca de dez minutos). Reserve e deixe esfriar só até que seja possível pegá-la com as mãos.

Recheio e acabamento

Tempere o frango picado com a cebola, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Pegue pequenas porções de massa (cerca de uma colher de sopa ou 30 gramas) e abra na palma da mão. Recheie com meia colher (sobremesa) de catupiry e uma colher (sobremesa) de peito de frango temperado. Feche a massa sobre o recheio e modele-a em formato de coxinha. Tente modelar a massa fininha, sem remendos, puxando o bico da coxinha e fechando bem para que ela não abra enquanto frita. Coloque a farinha de rosca numa tigela e passe por ela as coxinhas uma a uma. Numa panela funda, coloque o óleo e aqueça. Dependendo do tamanho da panela, junte mais óleo, de modo que as coxinhas fiquem submersas. Frite-as aos poucos, até estarem crocantes e douradas. Escorra bem e coloque-as sobre papel absorvente antes de servir.

Dica: para obter os 900 gramas de carne já cozida e limpa, calcule cerca de três peitos médios com osso e pele. Cozinhe em água salgada até ficarem macios. Tire os ossos e a pele e pique

Bolinho de Bacalhau II

Ingredientes
400 g de bacalhau do Porto cortado em pedaços
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola média picada
1/2 colher (chá) de alho socado
2 pimentas dedo-de-moça picadas
1 colher (chá) de orégano
1/2 colher (café) de noz-moscada moída
1 kg de batata
1/2 xícara de cheiro-verde picado
1 xícara de farinha de milho bem triturada
1 l de óleo (ou mais, se necessário, para fritar)

Modo de preparar

Deixe o bacalhau submerso em uma vasilha com água por 24 horas dentro da geladeira, trocando a água três vezes nesse período. Coloque os pedaços de bacalhau numa panela com água limpa e leve para cozinhar até ficarem macios. Escorra e desfie o bacalhau, tirando todas as espinhas e a pele. Reserve. Numa frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e a pimenta dedo-de-moça. Junte o bacalhau, o orégano e a noz-moscada. Mexa para pegar o tempero e reserve.

Cozinhe as batatas inteiras. Quando estiverem macias, escorra, tire a pele e coloque-as numa tigela grande. Amasse bem até desmancharem completamente. Junte o bacalhau e misture tudo. Incorpore o cheiro-verde e a farinha de milho e amasse com as mãos. A massa estará boa quando ficar homogênea e não grudar mais.

Para fazer os bolinhos, retire porções grandes usando como medida uma colher (sopa) cheia. Se tiver uma balança, calcule 100 gramas para cada bolinho. Coloque o óleo numa frigideira funda e, se necessário, junte mais, para que os bolinhos fiquem submersos. Leve ao fogo até o óleo ficar bem quente (180 graus) e frite os bolinhos, cerca de quatro de cada vez. Depois de dourados, escorra-os, passe por papel absorvente e sirva.

Bolinho de abóbora

Bolinho de abóbora com carne-seca

Ingredientes

Recheio de carne-seca
300 g de carne-seca
1 colher (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
1 cebola média picada
2 colheres (sopa) de salsinha bem picada
2 colheres (sopa) de cebolinha bem picada
Sal, se necessário
Pimenta-do-reino
Noz-moscada

Massa
250 g de abóbora japonesa
1 buquê de ervas aromáticas (tomilho, alecrim, salsinha, manjericão etc.)
Sal
60 g de manteiga
350 ml de leite
450 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de azeite

Para empanar
300 g de farinha de rosca
5 ovos
250 ml de leite
1 l de óleo (ou mais, se necessário, para fritar)

Modo de preparar

Carne-seca
Corte a carne em cubos, cubra com água e gelo e deixe demolhar por 24 horas, trocando a água a cada seis horas e acrescentando gelo. Escorra, coloque água limpa e cozinhe em panela de pressão por cerca de trinta minutos ou até ficar bem macia. Escorra e desfie a carne, deixando-a bem limpa, sem gorduras nem nervuras. Numa frigideira, aqueça o azeite, junte o alho e deixe dourar. Adicione a cebola e mexa até murchar. Coloque a carne-seca desfiada e tempere com as ervas, sal (se necessário), uma pitada de pimenta-do-reino e outra de noz-moscada. Reserve.

Massa

Descasque a abóbora, tire as sementes e coloque numa panela. Cubra com água (cerca de 1 litro), junte o buquê de ervas, uma pitada de sal e leve para cozinhar. Quando ficar macia, descarte o buquê e separe 350 mililitros do caldo (despreze o resto). Coloque a abóbora escorrida no liquidificador e bata com metade da manteiga e um pouco do caldo reservado (só o suficiente para bater). Leve o leite e o restante do caldo reservado para ferver numa panela, junto com a abóbora. Despeje de uma só vez a farinha de trigo e misture bem. Cozinhe, mexendo sempre, até a massa começar a se desgrudar do fundo da panela. Junte, então, a outra parte da manteiga e o azeite. Misture bem para homogeneizar. Passe a massa para uma pedra, cubra com um pano úmido e reserve.

Para fazer os bolinhos

Retire uma colher (sopa) de massa, abra na palma da mão e coloque uma colher (chá) cheia de recheio – para uma medida mais exata, calcule 30 gramas de massa para 10 gramas de recheio ou divida a massa e o recheio em trinta porções iguais antes de começar a moldar os bolinhos. Para empanar, passe os bolinhos na farinha, nos ovos batidos com leite e na farinha novamente. Coloque o óleo numa panela ou frigideira funda. Junte mais óleo se necessário, para que os bolinhos fiquem submersos e fritem por igual. Leve a frigideira ao fogo, aqueça até ficar bem quente (180 graus) e frite os bolinhos aos poucos, até dourarem. Escorra bem e sirva.

O bolinho campeão de pedidos no Pirajá foi criado pela chef Ana Soares, consultora de vários restaurantes da cidade. Batizado de carioca, reúne dois ingredientes muito comuns em pratos de botequim do Rio de Janeiro: abóbora (na massa) e carne-seca (no recheio). As vendas comprovam o sucesso: saem em média 600 unidades por dia. Nutricionista do bar, Sonja Ott sugere que se use gelo no demolho da carne-seca. Assim, o sal se desprende mais rapidamente da carne, antes de ela ser desfiada com as mãos. Na hora de montar o croquete, abra a massa no tamanho de um disquinho de pizza. No Pirajá, usa-se farinha de rosca de pão italiano para empanar.

sábado, 25 de outubro de 2008

A Alma da Casa


Lugar de alquimias,prazeres e sabores.
Lugar de reunião e de confraternização.
Lugar de cozinhar.
A cozinha é assim, a alma de uma casa.

Chicória da Amazônia

Plantei em vasinho aqui em casa em SP. Vamos ver se ela vinga!.


A planta regionalmente denominada de "chicória" é uma erva aromática com propriedades fitoterápicas, sendo muito utilizada como hortaliça condimentar.
O sabor é único. Fica saboroso em peixes,caldos e no feijão.

Potes de Conservas

Cebolinha,Batata Bolinha e Beringela com Tomate seco e Azeitonas Pretas





Batata Bolinha e Cebolinha

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Bolinho de Carne Seca

1kg de carne seca
1200 kg de mandioca
3 cebolas medias
100 ml azeite
50 gr extrato de tomate
1 maço de cheiro verde
sal a gosto
pimenta a gosto
6 ovos
1kg farinha de rosca

Modo de Preparo

cozinhe a carne seca ate dar ponto de desfiar.
cozinhe a mandioca e amasse
numa panela media coloque o azeite e a cebola e deixe fritar. coloque a carne seca desfiada deixando dar uma pré fritada
misture a mandioca o extrato de tomate cheiro verde sal pimenta
misturando ate que vire uma massa
depois faça as bolinhas de 20 gramas cada uma empane e frite .
cada porção rende 15 bolinhas

Bolinho de Bacalhau

Nessa receita é obrigatório fritar em azeite de oliva. O vinho do Porto dá um toque especial à receita.

Ingredientes:

- 250 gramas de bacalhau;
- 200 gramas de batata;
- ½ cebola picadinha;
- 1 generosa colher de sopa de salsinha picada;
- 1 cálice pequeno de vinho do Porto;
- 3 ou 4 ovos;
- noz-moscada ralada na hora;
- sal e pimenta-do-reino.

Modo de fazer:
Dessalgue o bacalhau com bastante antecedência. Se não for muito espessa a posta, 48 horas trocando a água muitas vezes. É bom manter o bacalhau na geladeira.

Cozinhe o bacalhau dessalgado. Retire as eventuais espinhas e a pele.

Descasque e cozinhe as batatas.

Desfie muito bem o bacalhau num pano de prato.

Transforme as batatas num purê.

Coloque o bacalhau e o purê de batata numa vasilha. Junte a cebola picada, o vinho do Porto e a salsinha. Tempere com noz moscada, salgue a apimente.
Vá misturando a preparação com as mãos e colocando os ovos, um a um até conseguir uma massa homogênea. A quantidade vai depender do tamanho dos ovos.

Molde os bolinhos com as mãos e frite em abundante azeite de oliva bem quente.
Está pronto para servir.

BOLINHO DE BACALHAU II

INGREDIENTES

1 Kg de batatas cozidas
½ Kg de bacalhau desfiado
4 dentes de alho
1 cebola média picada
1 xícara (chá) de salsa e cebolinha
1 colher (café) de pimenta do reino branca
2 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
Sal a gosto
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar

MODO DE FAZER

Coloque as batatas cozidas e espremidas em um recipiente. Junte o alho, a cebola, a pimenta, a salsa, a cebolinha, os ovos levemente batidos e o bacalhau cozido e desfiado. Mexa. Adicione a farinha aos poucos e misture com as mãos. Acerte o sal. Modele os bolinhos com porções da massa passada por duas colheres (ou enrole na palma da mão). Passe pela farinha de rosca. Frite em óleo quente. Escorra

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Filhote no Tucupí

01 quilo de filhote
05 cebolas médias
05 tomates
05 pimentões médios
04 batatas médias
04 ovos
08 dentes de alho
03 pimentas de cheiro
05 limões
A gosto: temperos verdes (cebolinha, cheiro verde, salsa, alfavaca e chicória), azeite, sal e farinha d’água

Corte o peixe em 4 partes, lave-os em água corrente e 1 limão. Faça um “vinha-d’alho” com o sumo de 4 limões, alho picado, sal a gosto, 1/2 copo de água; envolva as postas do peixe e deixe descançar por aproximadamente 3 horas.
Em um caldeirão, colocar para ferver, por aproximadamente 10 a 15 minutos 5 litros de água com 1 cebola, tomate, 1 pimentão picados, a cebolinha, o cheiro verde, a salsa, a alfavaca, a chicória, as 3 pimentas de cheiro, 4 dentes de alho picados, um fio de azeite e sal à gosto.
Quando tudo estiver fervido, separar em uma panela 2 litros da fervura e pôr para cozinhar o restante das cebolas, dos tomates, dos pimentões, dos alhos e as batatas.
Conforme foram ficando cozidos, retire um a um e reserve.
Deixe esfriar todo o caldo do cozimento.
Em uma panela, à parte, cozinhar os ovos até ficarem duros, descascá-los e reservar.
Volte para o caldeirão o caldo já frio, as postas de peixe e levante fervura deixe cozinhar as postas de peixe por 3 a 5 minutos. Após o peixe estar cozido, separar 1 litros do caldo para fazer o pirão.

Pirão
Em uma panela, ferver o caldo e acrescentar aos poucos a farinha d’água mexendo sempre, para não embolar, até formar um pirão de consistência não muito mole.

Como servir:
Em um prato de sopa, colocar as postas do peixe cozido, as cebolas, os tomates, os pimentões, os alhos, as batatas e os ovos, recobrindo com a caldeirada bem quente.
Em uma travessa, à parte, colocar o pirão escaldado enfeitando-o com raminhos de salsa.

Unha de Caranguejo


1 kg de patinhas de caranguejo
3 dentes de alho amassados
1 maço de salsinha e coentro picados
1 kg de massa de caranguejo
suco de 3 limões
3 cebolas grandes picadas
2 maço de chicória picado
1 kg de batatas cozidas
miolo de 3 pães molhado no leite
3 colheres (sopa) de azeite
250 g de farinha de pão (farinha de rosca)
sal a gosto,
óleo para fritar.
Tempere as patinhas com 1 limão, 1 dente de alho, um pouco de salsinha e de coentro.
Deixe as patinhas de molho por 15 minutos.
Lave a massa de caranguejo com o limão restante e tempere com o alho, a cebola, a chicória e o sal.
Numa panela, refogue o caranguejo por alguns minutos até que fique cozido.
Passe a batata junto com o miolo de pão molhado no leite no espremedor.
Adicione o caranguejo e por último o azeite. Misture bem.
Retire as patinhas do molho e enxugue-as bem. Cubra-as com a massa de caranguejo, passe na clara de ovo e depois na farinha de pão.
Frite aos poucos em óleo bem quente até que fiquem dourados.

Bombom de Cupuaçu

3 latas de leite condensado
1/2 kg de polpa de cupuaçu
1/2 kg de açúcar

Para a cobertura:1/2 kg de chocolate ao leite

Modo de Preparo

Numa panela, coloque o leite condensado e leve ao fogo médio até começar a soltar do fundo da panela e dar ponto de enrolar. Deixe esfriar um pouco e retire 1/2 colher (sopa) da massa de leite condensado, achate com os dedos e passe o açúcar. Recheie com 1 colher (chá) de doce de cupuaçu. Faça uma bolinha e feche, passe no açúcar novamente e deixe secar de um dia para o outro. Derreta o chocolate em banho- maria e mergulhe os bombons para que fiquem todos cobertos. Deixe secar e depois embrulhe.

Sorvetão da Bebel

02 latas de leite moça
02 de creme de leite
02 colheres de maizena
04 ovos
02 latas de leite

coloca o leite moça e as gemas no fogo ,quando estiver pra ferver,coloca a maizena dissolvida em um pouco de água,
As claras bater em neve com 2 colheres de açucar
Caramelizar uma forma , quando esfriar colocar 5 colheres de chocolate dissolvida em um pouco de água. Coloca por cima do caramelo ,levar para geladeira para endurecer um pouco ,depois é so colocar o mingau e levar para o freezer.

As claras são as ultimas e o creme de leite é quando o mingau ja esta fora do fogo .

Tirar da geladeira meia hora antes pra desenformar. É tudo de bom ,tu cortas com faca e mais consistente do que um pudim

Nhocão

INGREDIENTES
- 1kg de batatas cozidas
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 ovo - 3 colheres (sopa) de queijo ralado

RECHEIO:
- 1/2kg de carne moída
- 4 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola grande picada
- 2 tomates picados
- 1 colher (sopa) de tempero pronto
- 1/2 xícara (chá) de salsa e cebolinha
- sal a gosto

MOLHO:
- 500g de molho de tomate
- queijo para polvilhar

MODO DE FAZER

RECHEIO: - Em uma frigideira aqueça o óleo e frite a carne - Adicione a cebola, tempero pronto, tomates e sal - Cozinhe por alguns minutos - Agregue a salsinha e a cebolinha - Continue cozinhando por cerca de 1 a 2 minutos - Reserve

MASSA: - Em um recipiente coloque a batata cozida e espremida, ovo e o queijo ralado - Mexa - Agregue a farinha aos poucos até desgrudar das mãos - A seguir, pegue porções da massa e abra na palma da mão - Empregue o recheio frio - Feche - Cozinhe em água fervente - Após o nhocão subir na panela, retire e escorra - Coloque em um refratório e regue com o molho de tomate - Polvilhe com queijo ralado

Casquinha de Caranguejo

200g de carne de caranguejo desfiada
1 tomate em cubinhos
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picado
coentro a gosto picado
salsinha a gosto picado
100 ml de leite de coco
Azeite
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de farinha de mandioca torrada na manteiga
A própria casquinha de caranguejo, limpa e seca, para servir o tira-gosto.

Modo de preparo
Refogar a cebola e o alho em azeite. Juntar a carne de caranguejo. Refogar mais um pouco. Juntar o tomate e depois o leite de coco e misturar. Checar o gosto e acrescentar sal e pimenta-do-reino. Finalmente, juntar o coentro e a salsinha a gosto. Desligar o fogo. Colocar a carne temperada dentro da casquinha de caranguejo. Cobrir com a farinha refogada em um pouco de manteiga. Levar por alguns minutos ao forno e servir com gomos de limão

Bolinho de Piracuí II

Bolinhos de piracuí

O bolinho de piracuí é um tira-gosto comum aos cardápios de Santarém, no Pará. A iguaria recebe este nome por ser feita com piracuí, uma farinha feita de peixe seco socado no pilão.

Ingredientes
1/2 kg de batata
4 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de alho picado
1 cebola batida
1/2 kilo de piracuí
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de cebolinha picada
Molho de pimenta à gosto
Sal à gosto
2 ovos
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de rosca
Óleo para fritar


Modo de preparo
Cozinhar a batata na água. Depois de cozida, amassar bem em um espremedor. Numa panela, refogar no azeite o alho e a cebola. Juntar o piracuí. Juntar molho de pimenta à gosto. Juntar a salsinha e a cebolinha. Misturar. Adicionar a batata amassada. Mexer bem com colher de pau. Checar o sal. Desligar o fogo.
Coloque em 3 pratos, o leite, os ovos batidos com um garfo, e a farinha de rosca. Depois de frio, fazer bolinhos com a massa e passar primeiro no leite, depois nos ovos e finalmente na farinha de rosca. Fritar em óleo quente e escorrer sobre papel toalha. Servir com limão ou molho de pimenta.

O que é Aviú?

O aviú é um micro camarão muito comum nas águas rasas da região. Seu minúsculo tamanho, que não ultrapassa o comprimento de uma unha, já foi motivo de piada entre um cozinheiro brincalhão. Sempre que alguém mais inocente, de preferência vindo de outras regiões do Brasil, inventava de trabalhar em seu restaurante, a primeira tarefa que dava ao novato era a de limpar um quilo de aviú. Para isso, o cozinheiro, com cara séria, lhe entregava uma pinça, obrigando-o a retirar os insignificantes olhos do aviú que não medem mais que um pingo de i. Foram muitos os amadores que encaravam a tarefa sem titubear, tornando um ótimo motivo para risos e gargalhadas.

Bolo de Macaxeira

Bolo de Macaxeira
A macaxeira, denominada aipim no sul-sudeste, é uma raiz da mesma família da mandioca (algumas vezes denominada mandioca brava, no norte). É amplamente usada na
fabricação de diversos tipos de "farinha seca", de coloração branca (a mandioca -mandioca brava- é usada para fabricar a denominada "farinha d'agua", de coloração amarelada). É comida cozida, frita ou sob a forma de diversos tipos de bolos e
doces.


Ingredientes
01 kg de macaxeira (aipim) ralada
04 ovos inteiros
01 vidro pequeno de leite de coco
01 pacote pequeno de coco ralado
01 lata de leite condensado
½ litro de leite ou água (a gosto)
01 colh de café (rasa) de sal
01 colh de sopa de manteiga
01 colh de café de baunilha

Modo de preparar
Colocar a macaxeira ralada em uma vasilha e juntar os ingredientes: ovos, manteiga, sal, baunilha, coco ralado e o leite
de coco, e mexer bem. Acrescentar o leite condensado e 1/2 litro de água, e mexer bem. Acrescentar açúcar a gosto,
se desejar adoçar mais. A massa deve ficar um pouco mole. Levar ao forno em forma untada com manteiga para assar,
até que o palito de teste saia limpa. Após assar, retirar imediatamente do forno para não ressecar. Desenformar frio.

Tacacá

Ingredientes
05 litros de tucupi
01 kg de camarão seco
01 Kg de goma
08 maços de jambú
Condimentos: sal, alho, chicória, pimenta de cheiro.

Modo de Preparo

Leve o tucupi ao fogo para ferver com os temperos. Junte alguns camarões para dar gosto. Lave o jambú retirando os talos grandes e as florzinhas, lava-se muito bem, quando abrir fervura na água com sal, jogue o jambú para aferventar por 08 minutos. Reserve.

Retire a cabeça e as pernas dos camarões. Lave os camarões secos muito bem para retirar o excesso de sal.

Para preparar a goma: coloque uma panela com água para ferver temperada com sal. Dissolva a goma em um pouco de água fria. Quando a água levantar fervura, despeje a goma dissolvida e mexa muito bem com uma colher de pau. Deixe cozinhar até ficar transparente e em consistência de um mingau grosso.

O tacacá deverá ser servido nas cuias próprias obedecendo a seguinte ordem: na cuia coloque uma colherzinha de molho de pimenta de cheiro. Coloque uma concha de tucupi. Tempere com sal à gosto, adicione uma concha bem farta de goma, corta-se a goma com uma colher sem misturá-la ao tucupi. Despeje por cima outra concha de tucupi. Acrescente por cima os camarões secos e os ramos de jambú. Sirva

Farofa Pai D'égua

FAROFA PAI D’ÉGUA

250 g de charque desfiado
4 ovos cozidos
3 bananas cortadas em cubinhos e frita
1 maço de cheiro-verde2 cebolas picadas
2 xícaras de farinha d`água
½ kg de pupunha cozida cortada em cubinhos
Uma xícara de azeite

Com os ingredientes separados, você primeiro refoga o charque, já desfiado no azeite quente durante cinco minutos. Em seguida coloca a cebola picada. Deixe no fogo até ficar dourada. Depois misture a pupunha e a banana frita, e mexa por mais cinco minutos. Por último leve a farinha ao fogo até ficar dourada. Agora é hora de preparar o prato. Coloque em pequenas porções. Corte em cubinho os ovos cozidos e adicione o cheiro verde cortado. Misture bem e o prato está pronto.

Torta Maria Izabel

Para fazer a torta, é necessário seguir três passos: preparar o pão de ló, o recheio e a calda separadamente.

1) PÃO DE LÓ
Ingredientes:
- 4 ovos
- 1 xícara e meia de açúcar
- 1 xícara e meia de água
- raspas de meio limão
- 2 xícaras de farinha de trigo (sem fermento)
- 1 colher de fermento

Bata os ovos com o açúcar até ficar uma mistura fofinha. Depois, diminua velocidade da batedeira para ‘1’ e acrescente água, trigo, o fermentoe as raspas de limão. Bata tudo junto, depois coloque na forma e deixeassar por 25’.

2) RECHEIO
- 1 kilo de bacuri puro, sem água
- 4 latas de leite condensado
- 4 latas de creme de leite gelado e sem soro

Bata tudo no liquidificador

3) CALDA
- 1 copo de água
- 2 colheres de açúcar
- 1 xícara de bacuri puro

Ferva tudo junto e depois jogue no bolo pronto. O próximo passo é adecoração, na qual vc pode usar raspas de côco e o ‘filho’ do bacuripara dar asas à imaginação.

Taça da Felicidade

Ingredientes:
Frutas: uva, maça, abacaxi e pêssego cortados em pedacinhos à gosto
250 gramas de polpa de cupuaçu
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
Biscoito champagne à gosto
Pudim de leite pronto
Chantilly

Modo de fazer:
Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e a polpa de cupuaçu. Despeje a mistura em uma vasilha e acrescente as frutas cortadinhas. Uma dica: dê preferência ao abacaxi em calda.A montagem é simples. Numa taça funda coloque o creme, o biscoitos champagne e pedaços de pudim. Repita a operação e decore a taça com pedaços de abacaxi e cereja. Na cobertura, use chantilly e enfeite o doce como quiser.

Bolinho de Aviú

Ingredientes:
- 100 gramas de aviú triturado
- 200 gramas de purê de batata
- farinha de trigo e de rosca
- cheiro-verde, pimentinha, salsa e cebola.

Preparo:
Coloque o aviú num triturador ou liquidificador. Acrescente os temperos verdes e a cebola, e bata. Despeje numa vasilha e misture com uma porção de farinha de rosca, trigo e o purê de batata. Amasse. Agora é só fazer os bolinhos. Eles devem ser passados na farinha de rosca e depois fritos em óleo quente. Em poucos minutos ficam prontos.
A receita rende 10 porções.

Bolinho de Bacalhau

500gr de bacalhau(dessalgado,ferventado e desfiado)
500gr de batata inglesa(ou aipim se vc quizer congelar)
1 cebola picadinha1 maço de salsa picadinho
1 maço de coentro picadinho
1 ovo
alho
pimenta do reino

Cozinhe as batatas (ou o aipim) e passe pelo espremedor.Refogue o alho, a cebola acrescente a batata(ou o aipim)com o bacalhau,os temperos e 1 ovo.Misture bem todos os ingredientes , enrole os bolinhos passe na farinha de rosca e frite em óleo quente.

sábado, 18 de outubro de 2008

Batata Crocante c/ Carne Seca - Receita Super Chefe - Mais Você


INGREDIENTES:

5 pães franceses amanhecidos

3 colheres (sopa) de azeite

3 dentes de alho picados

1 colher (sopa) de manteiga

1 ramo de alecrim debulhado e picado

3 talos de cebolinha picados

sal e pimenta-do-reino moída a gosto

600 g de batata (asterix) com casca

óleo para fritar


CARNE SECA AO COCO

4 colheres (sopa) de azeite

3 dentes de alho picados

1 cebola grande cortada tiras

1 pimenta-dedo-de-moça picada

500 ml de leite de coco

500 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada

sal a gosto

folhas de coentro picadas a gosto


MODO DE PREPARO:
1º - Numa assadeira coloque os pães franceses amanhecidos e leve
ao forno pré-aquecido a 200º C por +/-5 minutos para que eles
sequem bem.


2º - Retire os pães da assadeira e com um ralador, rale-os
formando uma farinha rústica de pão. Reserve.


3º - Numa frigideira grande aqueça o azeite e doure ligeiramente
os dentes de alho picados. Adicione a manteiga e deixe derreter.
Junte o ramo de alecrim debulhado e picado, os talos de cebolinha
picados e a farinha de pão e vá mexendo. Tempere com sal e
pimenta-do-reino a gosto. Reserve esta farofa.


4º - Lave a batata (asterix) com a casca e seque bem. Com uma
faca corte a batata ao meio no sentido do comprimento. Depois vá
cortando a batata (no mesmo sentido) no formato de meia-lua. OBS:
todos os pedaços devem ficar com a casca.


5º - Numa panela com água suficiente e sal a gosto cozinhe as
batatas cortadas até que fiquem al dente. Escorra e deixe
esfriar.


6º - Frite a batata em óleo quente até dourar e depois incorpore
na farofa de pão (feita acima).
Sirva acompanhado de carne seca ao coco


CARNE SECA AO COCO
1º - Numa panela com o azeite doure os dentes de alho picados e a
cebola grande cortada tiras.
Junte pimenta-dedo-de-moça picada, o leite de coco e a carne seca
dessalgada, cozida e desfiada. Deixe cozinhar por 5 a 8 minutos.
Corrija o sal e salpique folhas de coentro picadas a gosto

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Cardápio II

Todo sábado e Domingo:* Feijoada Light – (Carne Seca, Lombo,Costelinha,Paio Bacon, Linguiça Calabresae Portuguesa )Acompanha: Arroz ,Farofa,Vinagrete,Laranja e Couve

Kit para 02 pessoas R$ 24,00
Kit Individual R$ 12,00

SOB ENCOMENDA-
* Kaftas – Espetinhos – Kit com 10 – R$ 25,00 ( encomendar com 24h deantecedência)

* Carne Seca na Moranga - R$ 40,00 - Moranga recheada com creme de carne seca com catupiry, acompanha arroz - serve de 3 á 4 pessoas ( encomendar com 48 horas de antecedência)

* Moranga recheada com calabresa e queijo cheddar - acompanha arroz, serve de 3 á 4 pessoas.

* Moqueca de Peixe - R$ 25,00 ( com 24 horas de antecedência)
* Moqueca de Peixe e camarão - R$ 30,00
* Risoto com mariscos ( camarão,Lula,Polvo,Vangoli e mexilhão) - R$ 35,00 feito com arroz arbório (Italiano)
* Rondele de ricota c/ tomate seco - R$ 20,00
* Rondele de queijo e presunto - R$ 20,00

DOCES - ( Kit c/ 25 potinhos)
* Nicole - mousse de cupuaçu - R$ 50,00
* Vanessa - Brigadeiro branco,morango e chocolate - R$ 35,00
* Tia Raquel - strogonoff de nozes - R$ 40,00
* Patricinha - gelatina rose - R$ 25,00
* 02 Amores - abacate e brigadeiro - R$ 25,00
* Paixão - creme de maracujá - R$ 25,00
* Musse de Chocolate - R$ 30,00
* Quejadinha de Maracujá - R$ 40,00

* Todos os dias: Congelados ( embalagem p/ 2 pessoas)
Lasanha de Frango R$14,00
Lasanha Brócolis R$15,00
Lasanha de Calabresa com Cheddar R$15,00
Lasanha Bolonhesa R$16,00Lasanha de Beringela - R$ 13,00
Escondidinho de Carne Seca R$19,00
Escondidinho de Frango R$17,00
Almondegas ao sugo R$11,00
Almondegas Recheada c/ queijo mussarela - R$ 15,00
Torta Salgada de Frango c/ palmito R$14,00
Bobó de Camarão R$24,00
Beringela Recheada - R$ 10,00
Rabada c/ agrião - R$ 19,00
Panqueca de carne moída - R$ 16,00
Panqueca de queijo e presunto - R$ 15,00

KIT'S INDIVÍDUAIS - Lançamento! Faça o seu cardápio que nós montamos pra você!

Pedidos: Ramal 8948 / cozinha.da.lala@hotmail.comEntregamos: Jardim Marajoara,Chacara Flora, Parnamby e Santo Amaro

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Dez Coisas

Dez coisas que levei anos para aprender...Luís Fernando Veríssimo

1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom ou empregado, não pode ser uma boa pessoa. (Esta é muito importante. Preste atenção, nunca falha).

2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas. (Está cheio de gente querendo te converter!).

3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance. (Na maioria das vezes quem está te olhando também não sabe! Ta valendo!).

4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca. (Deus deu 24 horas em cada dia para cada um cuidar da sua vida e tem gente que insiste em fazer hora-extra!).

5. Não confunda sua carreira com sua vida. (Aprenda a fazer escolhas!).

6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite. (Quem escreveu deve ter conhecimento de causa!).

7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria 'reuniões'. (Onde ninguém se entende.....)

8. Há uma linha muito tênue entre 'hobby' e 'doença mental'. (Ouvir música é hobby... No volume máximo às sete da manhã pode ser doença mental!).

9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito. (Que bom!)

10. Lembre-se: nem sempre os profissionais são os melhores. Um amador construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic. (É Verdade!).

domingo, 12 de outubro de 2008

Frango com Quiabo

Ingredientes
1 quilo de quiabo
1 frango inteiro, cortado em pedaços
5 dentes de alho amassados
1 cebola grande bem pidadinha
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (sobremesa) de colorau
Pimenta a gosto
Sal a gosto
Cheiro verde a gosto

Modo de Preparo
Tempere o frango com o alho amassados, sal, pimenta e colorau
Se desejar, acrescente uma colher (sopa) de vinagre
Deixe marinar na geladeira por aproximadamente, 30 minutos

Preparando o quiabo:
lave o quiabo e seque com um pano, deixando-o bem sequinho
Pique em rodelinhas finas
Em uma panela, aqueça uma xícara de óleo
Acrescente o quiabo picado e deixe refogar até que não tenha mais nenhuma baba
tenha paciência, porque a baba sai
este processo leva cerca de 20 minutos
Mexa de vez em quando, com cuidado para o quiabo não desmanchar
Quando estiver sem baba, desligue o fogo, espere amornar e coe, para retirar o óleo
Reserve somente o quiabo

Preparando o frango:
em uma panela, aqueça duas colheres (sopa) de óleo e doure muito bem a cebola, como se estivesse queimando ( isso fará com que solte um corante natural no frango)
Junte o frango e deixe -o fritar muito bem
Quando estiver bastante dourado, junte três xícaras de água fervente, ou um tanto que quase cubra o frango
Corrija o sal, se necessário, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semi-tampada por mais ou menos 20 minutos, ou até que o frango esteja bem macio
Junte o quiabo reservado e deixe apurar até que fique encorpado
Se estiver com muito caldo, aumente o fogo e deixe secar um pouco mais
Verifique se está bom de sal
Por último, junte o cheiro verde

Feijoada Light da Lallá

Kit Feijoada para 02 pessoas


Feijoada

Arroz Branco


Farofa Temperada



Vinagrete




Laranja





Couve
Feijoada Light
02 k de feijão preto
02 k de costelinha Fresca
02k de carne seca desalgada
02k de lombo desalgado
02 k de costelinha defumada
02 gomos de linguiça portuguesa ( ferva antes para tirar as impuresas)
02 gomos de linguiça calabresa (ferva antes)
02 gomos de paio
Bacon á gosto
Feijoada
Coloque o feijão escolhido e lavado numa panela de pressão, junte todos os ingredientes e deixe por 30 minutos após levantar pressão.
Em uma panela á parte, frite o banco e reserve, frite o alho a cebola e nessa mesma panela despeje os ingredientes que estavam na panela de pressão. Deixe ferver em fogo baixo até o caldo engrossar. Se nesse tempo subir uma espuma branca, vá retirando com uma espumadeira. Acerte o sal. A feijoada fica mais saborosa se você preparar de v
espera.
Couve
Lave a couve e pique bem fininho. Se você quiser uma couve mais verdinha, faça um branqueamento nela ( ferva água, junte sal, coloque a couve e retire em seguida, colocando-a em outro recipiente com água e gela, para dar um choque térmico, deixe escorrer e prepare a couve como de custume)
Numa panela coloque margarina , um pouco de azeite virgem, frite o alho e acrescente a couve, uma pitada de sal. Deixe-a ao dente. Fica mais gostoso.
Laranja
Corte toda a casca de laranja e corte em cubos.
Vinagrete
01 cebola picandinha, 02 tomates picadinho,salsinha e cebolinha picadinhos. Misture tudo, tempere com sal,vinagre e azeite português .
Arroz Branco
Faça o arroz como de costume.







sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Rigattone á Carbonara

RIGATTONE À CARBONARA COM CEBOLA CARAMELADA
do chef Paulo Barros

INGREDIENTES:
150 g de manteiga
2 cebolas cortadas a juliana bem fininha
150 g de pancetta cortada em cubos pequenos(pode substituir por bacon)
400 g de rigattone
6 gemas
100 g de queijo parmesão
2 colheres (sopa) da água do cozimento da massa
pimenta-do-reino moída na hora e sal a gosto

MODO DE PREPARO:
1º - Numa frigideira em fogo médio derreta metade da manteiga e coloque metade da cebola cortada em juliana bem fininha. Abaixe o fogo e deixe a cebola caramelizar por 40 minutos. Reserve.

2º - Numa outra frigideira, coloque o restante da manteiga e a pancetta cortada em cubos pequenos. Deixe dourar por +/- 4 minutos. Retire a pancetta e reserve a gordura restante na frigideira.

3º - Numa panela com bastante água e sal cozinhe o rigattone por +/- 8 minutos, até ficar al dente. Transfira a massa cozida para a frigideira com a gordura da pancetta e volte e frigideira para o fogo. Acrescente a cebola e vá mexendo a frigideira até o rigattone absorver bem os ingredientes.

4º - Retire a frigideira do fogo, junte 6 gemas inteiras e mexa com uma colher. Acrescente o queijo parmesão ralado e volte a frigideira rapidamente ao fogo baixo, mexendo sempre, por um minuto, sem deixar ferver. Acrescente 2 colheres (sopa) da água do cozimento da massa, tempere com pimenta-do-reino moída na hora e sal a gosto e sirva em seguida.

RENDIMENTO: 4 porções
Veja outras receitas do Super Chef.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Receita de Focaccia - Chef Rogério Shimura

Essa receita foi apresentada no Super Chefe - Mais Você

MASSA
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite integral
5 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de açúcar refinado
1 e 1/4 de tablete de fermento biológico fresco
3 pitadas de sal

RECHEIO
5g de manjericão
2 dentes de alho picado
200g de mussarela ralada

COBERTURA
alecrim fresco
5g de sal grosso
50g de azeite de oliva

Modo de Preparo:
1. Num recipiente, misturar os secos. A farinha de trigo e o açúcar.
2. Colocar metade do leite, até ficar uma farofa.
3. Esfarelar o fermento em cima da massa.
4. Sovar a massa até ela ficar compacta.
5. Acrescentar o sal e a manteiga.
Colocar o restante do leite.
6. Com o auxilio de uma espátula, vá sovando a massa até ela ficar lisa e homogênea.
7. Deixar descansar a massa, por 20 minutos num recipiente com azeite.
8. Enquanto isso preparar o recheio.
9. Abrir a massa e rechear com a mussarela, alho picado e as folhas de manjericão. Enrolar como se fosse um rocambole.
10. Numa assadeira bem untada com azeite, colocar a massa recheada.
11. Fazer a cobertura com o azeite, sal grosso e alecrim.
12. Deixar fermentar até dobrar de volume por mais ou menos 60 minutos e assar a 180º C por cerca de 25 minutos, no calor seco.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Montagem do Escondidinho - Carne Seca

Etapa 1 - Carne Seca Desfiada e Refogada











Etapa 2 - Requeijão Cremoso











Etapa 3 - Purê de mandioca










Etapa 4 - Mussarela Ralada




sábado, 4 de outubro de 2008

Lasanha de Bacalhau

Lasanha da Sorte

Ingredientes:
Massa fresca para lasanha
01 pacote de Lombo de Bacalhau Dias , desalgado e desfiado ( em lascas)
500 gramas de presunto
500 gramas de mussarela
02 latas de creme de leite s/ o soro
01 bisnaga de requeijão cremoso ( 400g)

Refogue as lascas de bacalhau com temperos ( cebola, tomate, coentro e alho ), pode trocar o coentro por cebolinha e salsinha. Acresente o creme de leite e uma bisnaga de requeijão cremoso.Num refratário monte, um pouco de molho, massa de lasanha, creme, presunto, queijo, creme,massa,creme, presunto, queijo. A última camada deve ser que creme e por cima uma camada generosa de queijo mussarela.Leve ao forno pra gratinar e sirva em seguida.

" Bacalhau Dias,o melhor do bacalhau em minutos" Esse é o segredo!

Filé á Parmegiana



Corte Bifes de Filé mingno grandes e altos
Tempere com sal, alho e noz moscada
Passe os bifes na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha de rosca.
Frite em óleo bem quente
Coloque numa travessa, faça um molho de tomates com cebola, temperos e massa de tomate, jogue por cima dos filés, coloque fatias de queijo mussarela, mais um pouco de molho e leve ao forno por 15 minutos.
Sirva acompanhado de arroz branco e batata palha.

3 anos de União

Na próxima segunda-feira, dia 13 , estamos fazendo 03 anos de casamento. Quero compartilhar aqui com voces um pouco da nossa história. Nos conhencemos através do Orkut, um site de relacionamento, e em pouco mais de 30 dias estavamos casados, com tudo que tem direito: festa ( patrocinada pelo Papi), aliança ( patrocinada pela minha amiga Cesarina), Buquê ( patrocinado pela Tamara) e é claro, o vestido. Tinha até juíz!
Foi tudo perfeito! Comemorei rodeada de amigos que realmente gosto e que sinto uma enorme saudade por estar tão distante.
Estou feliz! Estamos felizes! O verbo é sempre conjugado no plural! O sucesso de um é o sucesso do outro e assim caminhamos.
Afinidade é Tudo! Cumplicidade faz Parte!

Nega Maluca







Essa receita tem aqui no blog.



Eu que fiz! acreditem!
Minha amiga Renata ía adorar comer essa Nega Maluca.






quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Escondidinho



Creme de Mandioca
Cozinhe 2k de mandioca amarela, esprema no amassador de batatas ou passe no moedor de carne, bata aos pouco com leite no liquidificador. Coloque esse creme numa panela e leve ao fogo com 2 colheres de margarina. Acerte o sal.
Recheio ( Carne Seca)
Desalgue a carne seca ( 1 quilo), cozinhe numa panela de pressão por 40 minutos, desfie e reserve.
Pique 02 cebolas, 03 tomates sem pele, salsinha e cebolinha ( pra quem gosta, pode colocar coentro).
Refoque a cebola na margarina, quando estiver dourada, acrescente o tomate, a salsinha,cebolinha e a carne seca.
MONTAGEM
Coloque no mundo de um refratário a carne seca, espalhe pela travessa toda, coloque requeijão cremoso por cima, jogue o creme de mandioca e por cima salpique queijo parmesão ralado.
Leve ao forno até gratinar.
Recheio de Frango
02 peitos de frango desfiado, o refogado e a montagem é igual ao da carne seca.

GASTRONÔMIA ARGENTINA

As imagens falam por sí só! Riquíssimo e com preço justo.